Logo Energia Que Inova - Branco

Por um clima positivo

Por um clima positivo

Transição Energética Global é Pauta de Reunião entre COP8 e IEA

Em 21 de julho, durante a 14ª Reunião Ministerial de Energia Limpa, que aconteceu em Goa, Índia, uma importante sessão foi realizada em paralelo à Reunião Ministerial de Transições Energéticas do G20. Nesse evento, líderes de diversas nações se reuniram para discutir questões cruciais relacionadas à energia limpa e às transições energéticas globais, buscando soluções conjuntas para impulsionar a sustentabilidade e enfrentar os desafios ambientais com determinação e cooperação internacional.

A COP28 dos Emirados Árabes Unidos e a IEA estão realizando diálogos de alto nível para discutir a transição energética alinhada com a meta de 1,5°C. Esses diálogos contam com o apoio da UNFCCC e visam criar consenso sobre os caminhos de transição energética necessários para atingir essa meta. As reuniões serão presididas pelo Dr. Sultan Al Jaber e pelo Dr. Fatih Birol e contarão com a participação de tomadores de decisão do setor público e privado.

A fala do Executivo da IEA, Dr. Fatih Birol ressalta o papel da abrangente do trabalho da IEA e a conexão e a importância dentro do trabalho da COP28. Nesse contexto, pensa-se em triplicar a capacidade global de energia renovável. Outro ponto é que ele possa ser capaz de dobrar a eficiência energética, além de reduzir as emissões da indústria de petróleo e gás. Um ponto a ser considerado, de fundamental importância, é o financiamento para energia limpa para as economias em desenvolvimento.

O Secretário Executivo da UNFCCC, Simon Steill, destacou que a colaboração entre a COP28, IEA, IRENA e UNFCCC é fundamental para impulsionar uma transição energética justa e alinhada. Os diálogos em andamento são um catalisador para esse impulso e o futuro sustentável depende do compromisso de todas as partes envolvidas.

Os diálogos de alto nível entre a Presidência da COP28 dos Emirados Árabes Unidos, a IEA e a IRENA são uma iniciativa importante para criar consenso sobre os caminhos de transição energética compatíveis com a proposta de 1,5°C. Com a participação de tomadores de decisão do setor público e privado, essas reuniões fornecerão uma visão holística e global do sistema de energia e prepararão o terreno para compromissos específicos e apelos à ação na Cúpula Mundial de Ação Climática que será realizada na COP28. A IEA e a IRENA fornecerão dados e análises técnicas para informar as discussões e acelerar a transição de maneira justa e equitativa.

Compartilhe:
pt_BR