Por um clima positivo

Por um clima positivo

TCU lança plataforma global para monitorar ações climáticas

Plataforma foi apresentada na COP28, em Dubai, e tem como objetivo avaliar ações de governo em nível nacional e internacional

O Tribunal de Contas da União (TCU) lançou, na COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, uma plataforma global para monitorar ações climáticas. A ferramenta, batizada de ClimateScanner, vai permitir que órgãos de controle de vários países auditem de maneira uniforme a implementação de políticas de preservação do meio ambiente.

O ClimateScanner vai coletar, consolidar e dar publicidade aos dados sobre ações governamentais relacionadas às mudanças climáticas. A ferramenta vai examinar os dados dos países em três grandes eixos: políticas públicas, governança e financiamento.

“Com isso, vamos estabelecer uma metodologia única para que seja possível ter uma única linguagem em todos os países”, disse à CNN o presidente do TCU, Bruno Dantas. “Isso vai permitir que as instituições independentes auditem e certifiquem esses dados”, destacou.

Segundo Dantas, a plataforma foi muito bem recebida nas diversas apresentações feitas durante a cúpula do clima.

O TCU informa que o ClimateScanner possui “quatro objetivos: avaliar ações de governo em nível nacional e internacional, consolidar informações, oferecer suporte à tomada de decisões e comunicar dados relevantes em linguagem de fácil compreensão”.

Bruno Dantas afirma ainda que a intenção é que a plataforma seja global: “faremos uma convocatória em março, em Nova York, dos presidentes de tribunais de contas de todos os países para que pelo menos mais de 100 integrem a plataforma e possam auditar os dados dos seus governos”.

Ferramenta vai permitir que órgãos de controle de vários países auditem de maneira uniforme a implementação de políticas de preservação do meio ambiente

O tribunal brasileiro propôs a criação e desenvolvimento da ferramenta no âmbito da Organização Internacional de Instituições Superiores de Controle (Intosai).

O grupo executivo do ClimateScanner, que tem como principais funções o desenvolvimento de metodologia, a realização de pesquisas de suporte teórico e normativo, além da assistência em tecnologia e informação, é composto por 17 países e pela União Europeia.

Integram o grupo executivo: Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Eslováquia, Estados Unidos, Filipinas, Finlândia, Índia, Indonésia, Maldivas, Marrocos, Nova Zelândia, Quênia, Reino Unido, Tailândia e União Europeia.

Compartilhe:
pt_BR