Por um clima positivo

Por um clima positivo

Nióbio Brasileiro Impulsiona Inovação em Baterias de Carregamento Rápido em Cambridge

A Echion Technologies, uma startup da Universidade de Cambridge que está desenvolvendo uma nova tecnologia que promete possibilitar trens autossuficientes em termos de energia, balsas elétricas e aprimorar o armazenamento de energia em grande escala na rede, anunciou hoje um significativo investimento do investidor dos EUA, Volta Energy Technologies.

A Echion está liderando o desenvolvimento de um novo tipo de ânodo de bateria feito de nióbio, um metal encontrado principalmente no Brasil, onde a empresa está colaborando com uma mineradora para obter o material. O nióbio é amplamente usado em ligas, ferramentas e ímãs supercondutores.

A startup afirma que seu ânodo oferece uma combinação de alta segurança, capacidade de carga e descarga extremamente rápida e uma vida útil muito longa. A empresa acredita que esse novo ânodo poderia ser usado para aprimorar significativamente as baterias de íon-lítio, que atualmente dominam a indústria global de armazenamento de energia.

Embora as baterias de íon-lítio sejam amplamente utilizadas em veículos elétricos, a Echion argumenta que elas não atendem aos requisitos de velocidade de carga e vida útil necessários para alcançar uma aceitação generalizada em mercados como micro-transporte, ferrovias e balsas elétricas. Portanto, a Echion está direcionando sua tecnologia para esses setores, afirmando ainda que os ânodos poderiam ser aplicados ao armazenamento de energia em grande escala na rede.

No ano passado, a empresa ganhou financiamento do governo do Reino Unido com sua proposta de usar a tecnologia para criar baterias de trens que podem carregar em fios suspensos e depois funcionar apenas com bateria para superar seções não eletrificadas de uma rota.

Juntamente com a parceria da Echion com a mineradora brasileira CBMM, o investimento dos EUA permitirá à empresa ampliar e acelerar a adoção de sua tecnologia, possibilitando que os clientes produzam baterias mais seguras, de carregamento mais rápido e com vida útil prolongada.

Jeff Chamberlain, CEO e Fundador da Volta Energy Technologies, declarou: “O setor de transporte industrial e fora de estrada é uma parte significativa da transição global de energia, e o produto da Echion desbloqueia de forma única o desempenho das baterias de íon-lítio que podem atender às demandas precisas dessas aplicações”.

A Volta já forneceu financiamento para uma variedade de startups de armazenamento de energia, incluindo a Energy Vault, com sede na Suíça, que recentemente lançou seu sistema de armazenamento de energia por gravidade na China.

Compartilhe:
pt_BR