Por um clima positivo

Por um clima positivo

Incentivos Fiscais Impulsionam Avanço do Armazenamento de Energia Renovável nos EUA

A recente aprovação da Lei de Redução da Inflação de 2022 nos Estados Unidos acelerou o avanço do armazenamento de energia, à medida que desenvolvedores de energia renovável e empresas de serviços públicos buscam diversificar suas fontes de receita.

A legislação inclui créditos fiscais para investimentos (ITCs) pela primeira vez exclusivamente para armazenamento de energia, oferecendo ainda a opção entre ITCs ou créditos fiscais de produção (PTCs) para desenvolvedores de energia eólica e solar. Anteriormente, os ITCs estavam disponíveis apenas para o armazenamento associado a projetos solares, impulsionando um aumento significativo em instalações de energia solar com armazenamento nos últimos anos. Os novos créditos fiscais fortalecem o caso comercial para projetos ‘híbridos’ de energia eólica, combinados com baterias, embora as atividades iniciais pareçam concentradas principalmente em baterias autônomas com pontos de conexão separados à rede.

O armazenamento de energia autônomo está “ganhando popularidade”, e a parcela de projetos de armazenamento representados por instalações híbridas caiu para 51%, em comparação com quase 70% no final de 2022, conforme relatório trimestral mais recente da Associação Americana de Energia Limpa (ACP – sigla em inglês). As instalações híbridas aumentaram 30% no terceiro trimestre, atingindo quase 3 GW, mas a energia solar domina, e os projetos de energia eólica com armazenamento respondem por apenas 8% dessa nova capacidade e apenas 2% dos 27 GW de projetos híbridos em andamento, segundo a ACP. O aumento na implantação de energia solar valoriza o armazenamento de energia que pode ser utilizado após o pôr do sol.

O interesse em energia eólica com armazenamento também é limitado pelo fato de as baterias só receberem ITCs. Desenvolvedores de energia eólica geralmente optam pelo PTC, pois este se baseia na produção, e os fatores de capacidade são mais altos do que os da energia solar. Projetos híbridos podem ajudar a reduzir os custos de conexão à rede, mas baterias autônomas podem proporcionar outros benefícios, e os desenvolvedores afirmam que muitas vezes faz mais sentido financeiro instalar baterias autônomas e aproveitar os ITCs separadamente.

Algumas empresas preferem o armazenamento de energia autônomo, pois oferece uma escolha de fontes de carga e pode ser usado para mitigar riscos mais amplos de transmissão.

Baterias em projetos híbridos muitas vezes estão vinculadas exclusivamente à energia produzida por essas instalações, enquanto baterias autônomas, que podem estar localizadas adjacentes a parques eólicos ou solares, têm mais flexibilidade e podem ser carregadas a partir de qualquer fonte de geração na rede, renovável ou térmica. A falta de capacidade na rede e processos lentos de conexão à rede estão se tornando um desafio crescente para desenvolvedores de energia eólica e solar. Em algumas localidades, desenvolvedores de energia eólica podem escolher projetos híbridos, pois otimizam a conexão à rede e os processos de transmissão. A empresa de serviços públicos Portland General Electric (PGE), do estado norteamericano do Oregon, instalou um projeto híbrido de armazenamento de energia eólico-solar em 2022 e considerará tanto projetos híbridos quanto autônomos no futuro.

À medida que a capacidade de energia renovável cresce, o aumento no desligamento de instalações de energia eólica e solar aumentará a demanda por instalações híbridas de armazenamento. Atualmente, a atividade em armazenamento de energia eólica é mais intensa no mercado do Operador de Sistema Independente da Califórnia (CAISO), devido ao alto volume de energia solar incapaz de ser despachado durante a noite.

Os dados mais recentes mostram que cerca de 45% dos projetos eólicos nas filas de interconexão do CAISO são associados ao armazenamento, mas, até o momento, poucos projetos foram concluídos, pois os desenvolvedores têm enfrentado dificuldades para competir com projetos de energia solar com armazenamento.

Também há atividade em projetos híbridos de armazenamento eólico fora da rede de Operadores de Sistemas Independentes Oeste (ISO West Grid), e o interesse também está crescendo nas redes Southwest Power Pool (SPP) no centro dos Estados Unidos e nos mercados ERCOT do Texas, onde a alta penetração de energia renovável está aumentando os riscos de desligamento.

Desenvolvedores nesses mercados “provavelmente serão os mais propensos a hibridizar a energia eólica para preservar o valor de mercado e facilitar a integração desses recursos”, disse Mark Bolinger, pesquisador do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley. Projetos eólicos representaram 85% de todas as novas instalações de energia na SPP em 2022.

 

Leia também: IRENA Prevê Crescimento em Inovação na Energia Eólica Offshore

Sugestões de posts e artigos devem ser enviadas para publishing@climatepositiveoutlook.info e serão avaliadas pela editoria de conteúdo.

Este conteúdo foi criado originalmente em português.

Compartilhe:
pt_BR