Em um avanço notável para o setor ferroviário francês, a SNCF Voyageurs e a Alstom apresentaram com entusiasmo os primeiros trens regionais movidos a bateria. Este marco histórico foi celebrado em uma cerimônia emocionante, que reuniu representantes das regiões de Auvergne-Rhône-Alpes, Hauts-de-France, Nouvelle-Aquitaine, Occitanie Pyrénées-Méditerranée e Sud Provence-Alpes-Côte d’Azur, todas comprometidas em diminuir as emissões de dióxido de carbono em suas linhas ferroviárias não elétricas.
O projeto, que visa reduzir o impacto ambiental dos meios de transporte, envolve a transformação pioneira de cinco composições bimodo, que anteriormente funcionavam com motores elétrico-diesel, para uma configuração completamente elétrica alimentada por baterias. A primeira dessas inovações, saída das instalações da Crespin Alstom durante o verão, já está em fase de testes dinâmicos na região de Nouvelle-Aquitaine.
Ao comentar sobre esse progresso revolucionário, o presidente da Alstom França, Jean-Baptiste Eyméoud, enfatizou a importância de buscar soluções inovadoras e sustentáveis para promover a descarbonização da mobilidade. “A solução de bateria amplia nosso conjunto de opções, juntamente com o hidrogênio e a hibridização, para reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa derivadas da mobilidade”, declarou Eyméoud, ressaltando o compromisso contínuo da Alstom com práticas ambientalmente conscientes.