Por um clima positivo

Por um clima positivo

Crise Hídrica Força Paralisação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio no Rio Madeira

A usina hidrelétrica Santo Antônio, uma das maiores do Brasil com uma potência instalada média de 2.424,2 MW de energia, teve suas operações interrompidas devido aos baixos níveis de vazão no rio Madeira. A concessionária responsável pelo empreendimento anunciou a paralisação nesta segunda-feira (2), em decorrência do registro atual de vazão no rio, que está cerca de 50% abaixo da média histórica.

A decisão, em consonância com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), tem como objetivo assegurar a integridade operacional das unidades geradoras da usina, estabelecendo parâmetros mínimos para uma operação segura dos equipamentos.

A Hidrelétrica Santo Antônio, uma das mais significativas do país, possui uma potência de 3.568 megawatts (MW) e está sob o controle da Eletrobras.

Em comunicado oficial, a concessionária Santo Antônio Energia ressaltou a importância da usina para o sistema elétrico, contudo, informou que durante o período de baixa vazão no rio Madeira, a geração de energia será reduzida, podendo, eventualmente, ser interrompida caso os limites operativos das unidades geradoras sejam alcançados.

A empresa garantiu que o rio Madeira seguirá seu curso natural, com a passagem da vazão concentrada pelo vertedouro principal da usina, e afirmou que os contratos de venda não serão afetados durante esse período de restrição hídrica.

A Usina Santo Antônio continuará monitorando de perto a situação, em conjunto com as autoridades competentes, para determinar o momento adequado para a retomada das operações, garantindo assim a segurança e eficiência do empreendimento.

Compartilhe:
pt_BR