Por um clima positivo

Por um clima positivo

Brasil destaca avanços na redução de GEE em Diálogos Climáticos da União Europeia

No recente webinar “Diálogos Climáticos da União Europeia: Redução gradual dos gases de efeito estufa (GEE)”, o Ministério de Minas e Energia (MME) do Brasil apresentou os progressos do país na adoção de fontes de energia renovável. A coordenadora geral de Eficiência Energética da Secretaria Nacional de Transição Energética do MME, Alexandra Maciel, destacou a significativa participação das energias renováveis, evidenciando que quase metade da energia consumida pelos brasileiros em 2022 era proveniente dessas fontes, sendo cerca de 90% da eletricidade de origem renovável.

No tocante aos desafios, foi ressaltada a ambição do Brasil em alcançar até 10% de ganhos de eficiência energética no Setor Elétrico até 2030. Essa meta envolve melhorias na eficiência dos eletrodomésticos, mudanças nos hábitos de consumo de eletricidade e a implementação de políticas públicas direcionadas à eficiência energética.

A necessidade de reduzir a produção e o consumo de GEE em eletrodomésticos, com ênfase em condicionadores de ar e refrigeradores, foi destacada como prioritária. A modernização dos processos produtivos industriais também foi apontada como essencial para aumentar a eficiência e a competitividade, gerando empregos e capacitação.

A representante do MME enfatizou as diversas políticas e ações do Brasil nesse sentido, incluindo o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), Programa Nacional de Uso Racional de Petróleo, Derivados e Gás Natural (Conpet), Programa de Eficiência Energética das Concessionárias de Energia (PEE) e Programa Rota 2030.

O evento, que contou com a participação de representantes de outros países, teve como objetivo discutir estratégias para evitar que o uso de sistemas de refrigeração impacte negativamente sobre o aquecimento global, reforçando o compromisso conjunto dos países na busca por soluções sustentáveis.

 

Leia também: Consumidores Brasileiros Economizarão R$85 Bilhões com Energia Solar até 2031

Compartilhe:
pt_BR