Por um clima positivo

Por um clima positivo

Por: Kleyson Carvalho

Allbirds e o Primeiro Sapato Carbono Zero do Mundo

A Allbirds, marca sustentável de origem na Nova Zelândia, apresentou ao mundo, em março de 2023, o primeiro calçado carbono zero (first net-zero carbon shoe), o M0.0NSHOT. O diferencial do produto começa já nos materiais escolhidos e se estende por toda a cadeia de produção, uma vez que o produto é pensado de maneira sustentável.

Além da lã regenerativa utilizada na produção, um dos carros fortes da marca, o M0.0NSHOT ainda apresenta outros diferenciais, como a tecnologia SuperLight Foam, uma entressola de espuma à base de cana-de-açúcar, que possui 80% de conteúdo biológico, e ilhós de bioplástico, originado de microorganismos que convertem o metano em um polímero que também pode ser moldado, tudo com chancela “carbono negativo”.

Para além dos materiais, a embalagem e o transporte do produto são, respectivamente, a mais eficiente em carbono até o momento, com tamanho e peso reduzidos e também produzida com material carbono negativo, e consciente do carbono emitido, utilizando biocombustível, quando por mar, e veículos elétricos, quando por terra.

A principal consequência disso tudo é, por fim, o alcance do marco de 0.0 kg CO₂e, versus uma média de 14 kg CO₂e produzido pela indústria comum, resultado obtido, para tal, sem qualquer estratégia de compensação, o que sinaliza o vislumbre de um futuro melhor e uma relação de consumo mais saudável e sustentável, inicialmente, na indústria de calçados.

Por outro lado, mesmo com os benefícios e aspectos positivos de uma produção sustentável e consciente, por ser um produto de vestimenta, há uma preocupação com a estética, uma vez que o M0.0NSHOT se distancia do padrão que domina o mercado nesse sentido e naturalmente não atinje todos os públicos. Assim, cada consumidor tem sua preferência e a diversidade é grande, mas maior ainda é, pela natureza da iniciativa, alcançar o maior número de pessoas possível. Sobre isso, Hana Kajimura, chefe de sustentabilidade da Allbirds, em tradução livre, pontua, “Acreditamos que isso revolucionará o caminho para o net zero e atuará como combustível para toda a indústria. Poderíamos passar décadas debatendo os pontos mais delicados do sequestro de carbono ou podemos inovar hoje com uma abordagem sensata. Trata-se de progresso, não de perfeição. Os cientistas nos mostraram o que é possível – agora é hora da indústria da moda levar adiante os aprendizados de código aberto do M0.0NSHOT”, incentivando que outras marcas sigam também os passos e medidas adotados pela Allbirds, incorporando as práticas às suas estéticas, de modo que essa consciência atenda a cada vez mais públicos por todo o mundo, promovendo um resultado cada vez mais expressivo.

Embora relevante e revolucionário, esse é um primeiro passo na direção certa de um caminho longo ainda a ser trilhado, como dito, em tradução livre, por Tim Brown, cofundador e co-CEO da Allbirds: “Criar um sapato carbono zero que seja comercialmente viável e escalável é o ponto culminante de todo o nosso trabalho até aqui. O M0.0NSHOT não é uma solução em definitivo para a crise climática — é uma prova de que, quando levamos a sustentabilidade a sério e focamos na redução de carbono, podemos fazer avanços incríveis

Compartilhe:
pt_BR