O filme ‘Avatar’, produzido por James Cameron, ganhou uma sequência neste ano de 2022, e, assim como o primeiro filme lançado em 2009, está profundamente ligado com a linguagem sustentável e ambiental. Obra conhecida mundial pela inovação tecnológica e vencedora do Oscar em categorias como direção de arte, efeitos visuais e fotografia, traz desde seu primeiro filme a temática de conexão de vidas com o meio ambiente.
Assim como no primeiro filme da sequência, ‘Avatar 2’ nos traz um enredo entre humanos em missão de exploração de um novo mundo, a lua alienígena Pandora, e os povos nativos da sociedade Na’vi, que levam uma vida conectada com seu mundo de forma profunda, carregada de cuidado e conexão. Ambos os lados têm visões de mundo completamente divergentes, e no meio disso, temos o protagonista Jake Sully, que nesta sequência, tem uma família formada com Ney’tiri, nativa do povo Na’vi.
Durante ambos os filmes, é possível analisar a linguagem que James Cameron quis transpassar ao público através da sociedade Na’vi, uma cultura que valoriza acima de tudo a biodiversidade, cultura, o coletivo e o uso responsável de recursos e serviços. E junto a esta ideologia, temos um protagonista capaz de ressignificar seus valores e princípios, isso, devido a um constante aprendizado sobre a vida e sua evolução.
A conclusão da importância de lutar pelo que se acredita, através da conexão com todas as formas de vida, fica em evidência durante ‘Avatar 2’, onde, Jake Sully, um humano que foi capaz de se encaixar em um modo de vida focado em cuidar de seu povo e planeta, percebe que sem luta por mudanças e defesa de crenças, poderia acabar perdendo tudo o que amava e acreditava.
Trazendo ensinamentos valiosos e inspiradores, ‘Avatar’ mostra como a velocidade de evoluções e mudanças é uma constante sem freios e que para ter a possibilidade de um mundo melhor, é preciso preservar as formas de vida, como os recursos naturais que vivemos ao dispor, fauna, flora, recursos hídricos, além da necessidade de preservação do contato humano, entre conexões, aprendizados, culturas e experiências.
Temas tão constantes quando falamos de sustentabilidade e os meios que a fazem um recurso transformador, possuímos o modelo de energias renováveis, que possibilitam a preservação de recursos vivos ambientais, focando em moldá-los para nosso cuidado, como é o caso, de por exemplo, as energias eólicas e fotovoltaicas.
Arte e vida estão juntas para trazer inspirações, mostrando formatos que priorizam o positivo e nos distanciam do negativo. Percebeu as relações conectando o mundo sustentável ao enredo de ‘Avatar’?
Nos acompanhe por aqui e em nossas redes sociais para ficar por dentro das atualizações dos meios energéticos.