Logo Energia Que Inova - Branco

Para un estado de ánimo positivo

Para un estado de ánimo positivo

Por: Kleyson Carvalho

O Hidrogênio Verde Ganha Grande Destaque na COP27

A 27ª Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27 – sigla em inglês para Conference Of the Parties) foi realizada em 2022 no Egito e teve como um dos temas principais o hidrogênio verde como fonte de energia limpa e renovável. O hidrogênio verde é produzido a partir de fontes como a eólica e solar, e não emite Gases de Efeito Estufa (GEE) durante sua geração.

Conforme relatado pelo World Hydrogen Council (iniciativa global liderada por CEOs de 132 empresas líderes em energia, transporte, indústria e investimento com uma visão unida e de longo prazo para desenvolver a economia do hidrogênio) e pela McKinsey (empresa global de consultoria de gestão que atende empresas líderes, governos, organizações não governamentais e organizações sem fins lucrativos), é esperado que o investimento mundial em hidrogênio verde alcance a marca de US$ 300 bilhões até 2030, dos quais cerca de US$ 80 bilhões já foram investidos em projetos em diversos estágios, desde a concepção até a operação.

A maior concentração de projetos de hidrogênio verde está atualmente na Europa, Ásia e Austrália, representando aproximadamente 85% do total de projetos em andamento. No entanto, o Brasil também apresenta um forte potencial para o desenvolvimento deste mercado, graças à diversidade de fontes geradoras de energia limpa – como hidrelétrica, solar e eólica – incluindo projetos de parques eólicos off-shore.

O Brasil possui uma ampla e diversificada matriz energética, com uma significativa participação de fontes renováveis, o que o torna uma posição privilegiada para se desenvolver como um importante player global no mercado de hidrogênio verde. Além disso, a presença de uma cadeia de suprimentos robusta e a disponibilidade de recursos humanos altamente capacitados também são fatores que contribuem para o potencial do país neste setor.

No âmbito internacional, o Egito e a Bélgica anunciaram um acordo para a produção conjunta do hidrogênio verde. O objetivo é promover a transição para uma economia de baixo carbono e aumentar a segurança energética na região. A COP 27 ainda destacou a importância do hidrogênio verde na luta contra as mudanças climáticas e na promoção de fontes de energia limpas e renováveis. A produção e uso de hidrogênio verde também gera novas oportunidades econômicas em uma variedade de setores, incluindo transporte, indústria e agricultura, abrindo novas oportunidades de trabalho e negócios com a crescente demanda nos chamados “empregos verdes”.

Os principais líderes mundiais acreditam que o hidrogênio verde será um componente fundamental da matriz energética mundial até 2050, tendo um impacto significativo na descarbonização da economia global. Eles esperam que este combustível renovável e limpo se torne uma importante fonte de energia, contribuindo significativamente para a redução das emissões de GEE e para a transição para uma economia de baixo carbono.

 

Hidrogênio é Alternativa de Energia Limpa

A energia do hidrogênio está se tornando uma alternativa cada vez mais popular às formas tradicionais de geração de eletricidade. Isso porque o hidrogênio pode ser produzido a partir de fontes renováveis ​​como água e energia solar, tornando-se uma fonte de energia limpa e sustentável. Além disso, o hidrogênio pode ser armazenado, tornando-o uma opção atraente para aplicações remotas ou fora da rede.

Outra vantagem da energia do hidrogênio é sua versatilidade. O hidrogênio pode ser usado em uma variedade de aplicações, incluindo veículos, residências e indústrias. Por exemplo, os veículos com célula de combustível de hidrogênio estão se tornando cada vez mais populares como uma alternativa sustentável aos veículos tradicionais movidos a gasolina. Além disso, o hidrogênio também pode ser usado em células de combustível estacionárias para fornecer eletricidade limpa e confiável para residências e empresas.

A energia do hidrogênio é uma alternativa promissora às formas tradicionais de geração de eletricidade. Sua versatilidade, limpeza e sustentabilidade o tornam uma opção atraente para reduzir as emissões de GEE e combater as mudanças climáticas. Embora existam alguns desafios a serem superados, também há várias iniciativas em andamento para promover o uso da energia do hidrogênio e torná-la mais acessível aos consumidores.

 

Compartir:
es_ES