Logo Energia Que Inova - Branco

Para un estado de ánimo positivo

Para un estado de ánimo positivo

Mayor producción de energía limpia en Brasil en los últimos 12 años impulsa el sector

O Brasil registrou um marco significativo na produção de energia limpa, especialmente no primeiro trimestre de 2023. Segundo dados do Operador do Sistema Elétrico (NOS), mais de 90% da energia gerada pela sociedade brasileira foi proveniente de fontes renováveis, algo que não ocorria desde 2011.

Em janeiro de 2023, as fontes renováveis de energia, como hidráulica, eólica e solar, foram responsáveis por 91,2% do abastecimento total do Sistema Interligado Nacional (SIN). Essa participação expressiva se manteve nos meses seguintes, com fevereiro alcançando 92,6% e março atingindo 92,4%, de acordo com os dados disponíveis até o dia 29. É relevante ressaltar que essa proporção não havia sido ultrapassada desde 2011.

Os indicadores de Energia Armazenada (EAR), que mensuram a capacidade de geração elétrica por meio da força das águas, revelam que, em março de 2023, a região Sudeste/Centro-Oeste alcançou um índice de 82,6%, representando o melhor desempenho para esse mês desde 2011 (82,9%). Esse valor é quase 20% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior.

 

Governo Investe Bilhões em Programa de Transmissão de Energia no Nordeste Brasileiro

 

O governo anunciou um investimento de aproximadamente R$ 50 bilhões para a implementação do maior programa de transmissão de energia elétrica no Nordeste brasileiro. O objetivo é construir mais linhas que possam escoar a geração de energia solar e eólica no país. Além disso, para a geração descentralizada, incluindo a Geração Distribuída e os Sistemas Isolados, espera-se um montante de investimento de até R$ 121 bilhões.

De acordo com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), o ano de 2023 deverá registrar um recorde histórico de expansão na capacidade instalada de geração de energia elétrica. Estima-se um crescimento de aproximadamente 10,3 GW na geração deste ano. O Ministério de Minas e Energia (MME) prevê que as usinas solares centralizadas e eólicas serão responsáveis por mais de 90% da ampliação da capacidade de geração no Brasil.

Compartir:
es_ES