Logo Energia Que Inova - Branco

Para un estado de ánimo positivo

Para un estado de ánimo positivo

Las inversiones impulsan la expansión de los planes de fabricación de tecnologías de energía limpia

A análise mais recente da Agência Internacional de Energia (AIE) revela um notável aumento nos anúncios de novos projetos de fabricação de tecnologias de energia limpa, como energia solar fotovoltaica, acumuladores e eletrolisadores. Esses anúncios refletem o impulso global crescente em direção a uma nova economia energética e destacam a importância cada vez maior da transição para fontes de energia mais sustentáveis. A expansão desses projetos de fabricação é um sinal promissor do progresso contínuo em direção a uma futura matriz energética mais limpa e verde.

A produção estimada até 2030 da capacidade de fabricação existente e anunciada para energia solar fotovoltaica aumentou 60%, enquanto para acumuladores esse aumento foi de 25% e para eletrolisadores foi de 20%. Esse crescimento expressivo é impulsionado pelo apoio político e pelo crescente interesse dos investidores, refletindo um claro avanço em direção à expansão das tecnologias de energia limpa. Esses dados reforçam a tendência positiva na transição energética global e indicam um caminho promissor para a adoção mais ampla e eficiente de fontes de energia renovável.

Intitulado The State of Clean Technology Manufacturing o relatório visa mostrar como existem as produções de energia solar, eólica, acumuladores, bombas de calor e eletrolisadores que devem avaliar que forma os planos sobre esses elementos podem moldar o consumo de energia limpa até o final da década. Segundo o relatório, “a fabricação de energia solar fotovoltaica (PV) – que aumentou a uma taxa de crescimento anual composta de 25% durante o período de 2010 a 2021 – não mostra sinais de desaceleração. Em 2021, a capacidade de produção atingiu pouco mais de 190 GW globalmente, em comparação com cerca de 160 GW de energia solar fotovoltaica implantada no mesmo ano. Em 2022, a capacidade global de fabricação aumentou quase 40% para cerca de 640 GW, sendo que 90% desse crescimento em relação a 2021 ocorreu na República Popular da China (doravante, “China”). A capacidade de produção em 2022 foi de cerca de 260 GW, significativamente abaixo dos 640 GW de capacidade de fabricação instalada – indicando uma taxa média global de utilização de aproximadamente 40%.”

Essa questão está associada também “A capacidade de fabricação de baterias também está em expansão, devido ao rápido aumento das vendas de veículos elétricos (VE). Em 2021, a capacidade de produção de baterias alcançou 340 GWh, e esse número quase dobrou, chegando a 660 GWh em 2022. Foram adicionados 580 GWh de capacidade de fabricação em 2022, um aumento de 85% em relação à capacidade adicionada em 2021. Cerca de 80% das adições de capacidade de fabricação em 2022 ocorreram na China, um pouco mais de 10% na Europa e um pouco menos de 10% nos Estados Unidos. Aproximadamente 90% dessas baterias têm atualmente destino para aplicações automotivas. As vendas globais de carros elétricos aumentaram 55% em relação ao ano anterior em 2022, com a participação de carros elétricos nas vendas totais de carros alcançando 14%, um aumento em relação aos 9% de 2021. Em mercados importantes como China e Europa, essa participação atingiu 29% e 21%, respectivamente. As vendas também aumentaram para uma participação de quase 8% nos Estados Unidos, representando um crescimento de 55% em relação ao ano anterior”.

Os projetos anunciados para tecnologias de energia limpa estão alcançando valores na casa dos bilhões, impulsionados pela visão de atingir emissões líquidas zero até 2050. É importante ressaltar que a capacidade de fabricação nessas tecnologias é geograficamente concentrada. Os governos do G7 têm reconhecido a importância de estabelecer cadeias de suprimentos resilientes, seguras e sustentáveis para acelerar a transição para energia limpa e reduzir vulnerabilidades decorrentes de dependências excessivas. Essas iniciativas visam garantir uma transição energética eficiente e sustentável, fortalecendo a segurança energética e impulsionando a economia global rumo a um futuro mais verde.

Compartir:
es_ES