Para un estado de ánimo positivo

Para un estado de ánimo positivo

Embraer anuncia primera fábrica de autos voladores en Brasil

Em 20 de julho, a Eve Air Mobility, subsidiária da renomada empresa brasileira Embraer, emocionou o público ao anunciar a inauguração da primeira fábrica de veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOL) em Taubaté, localizada no interior de São Paulo. Com o objetivo de revolucionar o transporte aéreo, a empresa planeja lançar os primeiros modelos dos tão esperados “carros voadores” já em 2026.

A decisão estratégica de escolher Taubaté como sede da fábrica foi pautada em diversos fatores vantajosos. Além de ser uma região próxima a importantes rodovias, o local também se beneficia da proximidade com uma linha ferroviária, o que facilitará a logística de distribuição e transporte desses inovadores veículos aéreos. Ainda que o projeto já esteja em uma fase organizada pela Embraer, é importante destacar que a concretização das operações está sujeita à aprovação das autoridades competentes.

O objetivo é oferecer produtos que tenham uma segurança e uma competitividade e que também sejam ecologicamente responsáveis. Dessa forma, a proposta de trazer a tecnologia eVTOL ao contexto brasileiro passa a impulsionar e imperar a sociedade com alternativas de transporte.

Desde 2022, a Eve Air Mobility tem estabelecido uma parceria estratégica com a Porsche Consulting para a produção de veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOL). A Porsche Consulting tem sido responsável por definir a estratégia de produção, garantir a cadeia de suprimentos e a logística do processo de criação dos “carros voadores”, com foco em inovação, expansão e sustentabilidade.

Além da criação dos protótipos elétricos, as empresas têm destacado a importância da criação de um portfólio de soluções, incluindo um software único de gerenciamento de tráfego aéreo urbano, que visa otimizar e expandir as operações de mobilidade aérea em todo o mundo.

Com a instalação da primeira fábrica de eVTOL em Taubaté, no interior de São Paulo, prevista para entrar em operação em 2026, a Eve Air Mobility se prepara para entrar no mercado de mobilidade aérea com soluções inovadoras e sustentáveis.

Em 2022, os pedidos de carros voadores da eVTOL já somavam 2.770 unidades. Esse valor ultrapassa US$ 8,3 bilhões com preço estimado por viagem, por pessoa, de até US$ 100. A Eve já foi selecionada para um ambiente regulatório experimental. A empresa tem como objetivo o transporte de pessoas de/para aeroportos, além de voos panorâmicos sobre pontos turísticos.

A utilização de motores elétricos nos carros voadores da Eve Air Mobility não só contribui para a sustentabilidade ambiental, como também torna a aeronave mais silenciosa. Isso significa que um maior número de “carros voadores” poderá operar em grandes centros urbanos sem gerar poluição sonora, ao contrário dos helicópteros, por exemplo. Essa característica é fundamental para a aceitação e viabilidade do uso de eVTOLs em áreas urbanas densamente povoadas.

Compartir:
es_ES