Para un estado de ánimo positivo

Para un estado de ánimo positivo

Brasil tendrá la primera estación de hidrógeno verde que utiliza etanol

Uma nova era de abastecimento de veículos movidos a hidrogênio está prestes a se inaugurar com o anúncio do projeto P&D Ethanol to H2. Hoje, foi oficialmente apresentada a planta piloto que abrigará a primeira estação de abastecimento de hidrogênio renovável a partir de etanol no mundo. Localizada na Cidade Universitária, em São Paulo (SP), essa inovação é o resultado de um projeto de pesquisa pioneiro conduzido pelo Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) da Poli em colaboração com a Shell Brasil, Raízen, Hytron, Senai Cetiqt e Toyota.

O projeto, que não visa objetivos comerciais, representa um investimento notável, ultrapassando a marca de R$ 182 milhões. A planta-piloto ocupará uma área de 425 metros quadrados e terá capacidade para produzir 4,5 quilos de hidrogênio por hora. Essa quantidade será suficiente para abastecer até três ônibus e um veículo leve, marcando um avanço significativo no setor de transportes sustentáveis.

Esta estação de hidrogênio verde apresenta-se como uma solução de baixo carbono destinada ao transporte pesado, incluindo caminhões e ônibus. Com a adoção do hidrogênio produzido a partir do etanol e motores equipados com células a combustível (fuel cells), os veículos deixarão de depender do diesel e dos motores de combustão interna tradicionais. A colaboração entre as empresas envolvidas no projeto visa possibilitar futuras aplicações em larga escala, aproveitando a extensa rede de postos de combustíveis existente para distribuir o hidrogênio produzido.

O Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa tem como missão principal auxiliar o Brasil na redução das emissões de gases do efeito estufa e no cumprimento das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) relacionadas às mudanças climáticas. O investimento total de R$ 50 milhões da Shell Brasil, obtido por meio da cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), demonstra o compromisso da indústria em direção a um futuro mais sustentável.

A expectativa é que a estação experimental esteja operacional no segundo semestre de 2024. O ponto central da instalação será um reformador a vapor de etanol desenvolvido e fabricado pela empresa Hytron. É nesse inovador equipamento que ocorrerá a conversão do etanol em hidrogênio através do processo químico conhecido como reforma a vapor, onde o etanol, submetido a temperaturas e pressões específicas, reage com água dentro de um reator, inaugurando assim uma nova fase no abastecimento de veículos mais sustentáveis.

Compartir:
es_ES