Para un estado de ánimo positivo

Para un estado de ánimo positivo

Brasil destaca avanços na redução de GEE em Diálogos Climáticos da União Europeia

No recente webinar “Diálogos Climáticos da União Europeia: Redução gradual dos gases de efeito estufa (GEE)”, o Ministerio de Minas y Energía (MME) do Brasil apresentou os progressos do país na adoção de fontes de energia renovável. A coordenadora geral de Eficiência Energética da Secretaria Nacional de Transição Energética do MME, Alexandra Maciel, destacou a significativa participação das energias renováveis, evidenciando que quase metade da energia consumida pelos brasileiros em 2022 era proveniente dessas fontes, sendo cerca de 90% da eletricidade de origem renovável.

No tocante aos desafios, foi ressaltada a ambição do Brasil em alcançar até 10% de ganhos de eficiência energética no Setor Elétrico até 2030. Essa meta envolve melhorias na eficiência dos eletrodomésticos, mudanças nos hábitos de consumo de eletricidade e a implementação de políticas públicas direcionadas à eficiência energética.

A necessidade de reduzir a produção e o consumo de GEE em eletrodomésticos, com ênfase em condicionadores de ar e refrigeradores, foi destacada como prioritária. A modernização dos processos produtivos industriais também foi apontada como essencial para aumentar a eficiência e a competitividade, gerando empregos e capacitação.

A representante do MME enfatizou as diversas políticas e ações do Brasil nesse sentido, incluindo o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), Programa Nacional de Uso Racional de Petróleo, Derivados e Gás Natural (Conpet), Programa de Eficiência Energética das Concessionárias de Energia (PEE) e Programa Rota 2030.

O evento, que contou com a participação de representantes de outros países, teve como objetivo discutir estratégias para evitar que o uso de sistemas de refrigeração impacte negativamente sobre o aquecimento global, reforçando o compromisso conjunto dos países na busca por soluções sustentáveis.

 

Lea también: Los consumidores brasileños ahorrarán R$85 mil millones con energía solar para 2031

Compartir:
es_ES