Dr. Jane Goodall, conhecida por sua dedicação à pesquisa sobre chimpanzés e sua atuação como ativista pelo meio ambiente, tem sido uma importante voz na luta pela sustentabilidade e uso de energias renováveis. Em suas palestras e entrevistas, ela destaca a necessidade urgente de mudanças significativas em nossos hábitos de consumo de energia e de mudanças na indústria para proteger o meio ambiente e garantir um futuro saudável para as gerações futuras.
Goodall argumenta que, enquanto a humanidade depende de fontes não renováveis, como petróleo e carvão, para suprir suas necessidades energéticas, o planeta está sendo destruído a um ritmo alarmante. Ela aponta a mudança climática, a extinção em massa de espécies e a degradação dos ecossistemas como consequências diretas do uso excessivo de energias não renováveis. “Se queremos construir um mundo melhor e mais saudável para as gerações futuras, precisamos urgentemente nos afastar das energias não renováveis e fazer a transição para as energias renováveis. É possível, e precisamos agir agora.” – afirma Jane Goodall.
A primatologista afirma ainda que a transição para energias renováveis, como eólica, solar e hidrelétrica, é fundamental para o futuro da Terra e da humanidade. Além de serem fontes de energia limpa e inesgotável, elas também têm o potencial de gerar empregos e ajudar a combater a pobreza em todo o mundo.
Goodall acredita que é possível alcançar uma sociedade verdadeiramente sustentável, mas para isso é necessário que haja uma mudança significativa na forma como produzimos e consumimos energia. Ela incentiva governos, empresas e indivíduos a tomar medidas concretas para tornar as energias renováveis mais acessíveis e implementá-las em larga escala.