A implementação de soluções de armazenamento de energia para edifícios e comunidades é uma tendência crescente na busca por eficiência energética e sustentabilidade. Edifícios e comunidades sustentáveis buscam aumentar sua eficiência energética através da utilização de fontes renováveis de energia, como solar, eólica e hidrelétrica, além de armazenar esta energia para garantir sua disponibilidade constante.
Exemplos de edifícios sustentáveis incluem o Edifício Aktivhaus, na Alemanha, que utiliza painéis solares para produzir energia e armazená-la em armazenadores, e o Edifício 50 Hudson Yards, em Nova York, que possui modernos sistemas de geração e armazenamento de energia renovável.
A capacidade total de armazenamento de energia em edifícios e comunidades sustentáveis aumentou de 2 GW em 2015 para 7 GW em 2018. Este crescimento indica a importância e a eficiência destas soluções na busca pela eficiência energética e sustentabilidade.
Além dos benefícios ambientais, a implementação de soluções de armazenamento de energia também pode trazer economias financeiras para os edifícios e comunidades. Armazenar a energia gerada por fontes renováveis, por exemplo, pode reduzir a necessidade de compra de energia da rede elétrica, resultando em economia nos gastos com eletricidade.
Para o tempo presente é urgente e necessária a implementação de soluções de armazenamento de energia em edifícios e comunidades sustentáveis, pois se trata uma estratégia importante para aumentar a eficiência energética e para promover meios de vida sustentáveis. Além dos benefícios ambientais, estas soluções também podem trazer vantagens financeiras para os edifícios e comunidades, atraindo empresas comprometidas com a Agenda ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance), convergindo o cuidado ambiental com o desenvolvimento social e a governança eficiente e responsável.