A discussão relacionada à transição energética está tomando mais espaço no contexto contemporâneo. Além dos investimentos em geração das fontes renováveis, a eficiência energética pode trazer diversos benefícios não só para a natureza, mas para as empresas, trazendo otimização dos processos e dos custos.
A busca pela transformação e pela inovação tecnológica passa pela utilização de energia. Elas têm marcado o processo de transformação energética nas grandes indústrias e tem conquistado o lugar no processo de racionalização, o consumo de energia nos processos de produção e na redução de custos. Existe também a contribuição pela queda da emissão dos Gases do Efeito Estufa (GEE).
É preciso investir em eficiência energética, especialmente porque muda a lógica de uma empresa ou indústria que polui para uma empresa que tem potencial de transformação ambiental.
Automação Industrial ou Automação de Equipamentos
Equipamentos antigos, maquinário velho são responsáveis pelo ônus do gasto de energia de uma indústria. Diferentes equipamentos, novas tecnologias facilitam o uso racional de energia pela indústria por meio de sistemas de monitoramento e gerenciamento, todas elas integradas ao processo produtivo. Com isso é possível definir o quanto uma máquina gasta no período.
Em modo ocioso, por exemplo, uma máquina pode definir um sistema integrado, dessa forma, é possível analisar dados específicos de consumo e produção, o que facilita a tomada de decisão e otimização dos processos. Isso ajuda a reduzir custos, que levam ao aumento na margem de custos.
Read too: The Synergy between the Photoelectric Effect and the Photovoltaic Effect
Automação Industrial e Controle Operacional Eficiente
A adoção de um Centro de Controle Operacional (CCO) oferece uma solução econômica e eficiente para a indústria. Com essa infraestrutura, é possível monitorar e gerenciar toda a planta operacional de forma remota, utilizando comandos integrados, sistemas de áudio e vídeo, redes e iluminação, bem como dispositivos móveis, como celulares e rádios.
O CCO permite a captura de dados operacionais para análises de eficiência e desempenho. Essa abordagem possibilita a otimização dos processos e a identificação de oportunidades de melhoria, resultando em redução de custos e aumento da produtividade.
Fontes Alternativas de Energia
O setor industrial é responsável por um alto consumo de energia elétrica, representando mais de 30% do consumo final de energia e quase 40% do consumo de eletricidade no país. Considerando que o setor industrial é o principal consumidor de energia, é de suma importância que ele análise e adote medidas para garantir a eficiência energética em suas operações, contribuindo assim para a transição energética.
Cibersegurança
A cibersegurança é um tema de extrema importância na era digital em que vivemos. Com o aumento exponencial da conectividade e da dependência de tecnologias e sistemas online, proteger dados e informações se tornou uma prioridade. A cibersegurança abrange medidas e práticas que visam garantir a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados, além de proteger contra ameaças cibernéticas, como ataques de hackers, roubo de informações e invasões.
É essencial investir em sistemas de segurança robustos, atualizações regulares, políticas de acesso restrito e conscientização dos usuários para garantir a proteção dos dados e a privacidade no ambiente digital.
Geração Sustentável de Energia
A matriz elétrica do Brasil se destaca pela sua predominância de fontes renováveis, o que impulsiona a tendência crescente de geração de energia limpa no país. Essa inclinação é impulsionada pelo crescimento dos setores eólico, solar e das novas tecnologias verdes.
O Brasil está vivenciando um momento propício para impulsionar ainda mais a geração de energia limpa, não apenas no presente, mas também no futuro. O país está expandindo suas fontes de energia, como solar, eólica, biomassa e hidrogênio verde, o que o coloca em uma posição favorável para se tornar um potencial líder em sustentabilidade global.
Read too: Proposals for the Growth of Brazilian Energy Self-sufficiency