For a positive mood

For a positive mood

ISO 50001: Assertive Guidelines for Building Energy Efficiency

A adoção de medidas de eficiência energética é fundamental para a sustentabilidade das empresas, tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico. Dentre essas medidas, há a ISO 50001, uma norma internacional que estabelece as bases estruturais para a implementação de um sistema de gestão de energia que ajuda a controlar o uso dos recursos de uma instituição, reduzir custos e, consequentemente, melhorar a eficiência energética.

A relevância da norma se expressa no diferencial conferido às empresas que a implementam, uma vez que passam a ser percebidas como instituições conscientes e engajadas com o desenvolvimento sustentável, buscando melhor gerir seus recursos e custos em relação à energia despendida em seus processos.

 

A ISO 50001

 

 A norma ISO 50001 é uma certificação internacional conferida a empresas que adotam um sistema de gestão de energia, ou Energy Management System (EnMS), que fornece uma base para estabelecer, implementar, manter e, continuamente, assim como a ISSO 9001 e ISSO 14001, melhorar a eficiência energética de uma empresa, tendo sido criada para ajudar as organizações a gerir de forma mais eficiente seus processos que envolvam energia e podendo ser aplicada a empresas de qualquer tamanho ou setor.

As exigências estabelecidas pela norma acabam por delinear um sistema de gestão energético que auxilia no controle do uso da energia envolvida na cadeia produtiva, reduzindo custos e melhorando a eficiência energética. Como consequente desdobramento da implementação dos parâmetros estabelecidos pela ISO 50001, as empresas acabam cumprindo também outras regulamentações e normas relacionadas à energia e ao meio ambiente, promovendo um vínculo fortalecido entre tais empresas e seus clientes, fornecedores e stakeholders, uma vez que demonstra o seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

A certificação, como outras normas do tipo, não é obrigatória às empresas, mas é fortemente recomendada, principalmente àquelas cujo consumo energético seja expressivo e a redução de custos despendidos com insumos, e, em alguns casos, também, de gases de efeito estufa (GEE), seja interessante.

 

As Exigências da ISO 50001

 

  • Elaborar uma política de eficiência energética para o consumo responsável;
  • Definir metas e objetivos específicos para implementar essa política de forma eficaz;
  • Utilizar informações precisas e confiáveis para embasar decisões estratégicas assertivas acerca do uso da energia;
  • Mensuração sistematicamente os resultados obtidos;
  • Revisar periodicamente o funcionamento da política;
  • Continuamente aprimorar a gestão de energia para garantir resultados mais eficientes e sustentáveis.

 

Por Que Adotar a Norma ISO 50001

 

Além de, como já mencionado, a adoção e implementação de, respectivamente, tais certificados e normas, criar credibilidade para as empresas junto a seus colaboradores e clientes, pelo peso do selo e o que ele comunica, há outros benefícios consideráveis conferidos às empresas que optam por implementá-los:

 

  • Visão ampla e tridimensional de toda a cadeia de consumo e energia: A adoção da norma ISO 50001 ajuda na identificação de áreas em que há desperdício de energia e a implementação de medidas para não só sanar o problema, como também para continuamente melhorar a gestão desse recurso, podendo, por exemplo, contribuir para uma estratificação da cadeia de medição do consumo, identificando os setores de maior consumo no processo. Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), as empresas que implementam a ISO 50001 podem reduzir seus custos de energia em até 10%.

 

  • Aumento da eficiência energética: A norma ISO 50001 aponta as variáveis envolvidas no consumo de energia e áreas em que é possível aumentar a eficiência energética, gerando dados e implementando medidas estratégicas para alcançar esse objetivo, o que promove produtividade e reduz o consumo de energia. A ISO 50001 também ajuda as empresas a identificar oportunidades para investir em tecnologias mais eficientes e inovações.

 

  • Cumprimento de regulamentações e normas: A ISO 50001 acaba por auxiliar as empresas no cumprimento de regulamentações e normas relacionadas à energia e ao meio ambiente. Alguns exemplos são o Acordo de Paris, que trata de mudanças climáticas e metas de redução de emissões de gases de efeito estufa estabelecidas por diversos países.

 

  • Promoção de nova cultura organizacional: A necessidade do cumprimento de metas para que o objetivo final, ou seja, a obtenção da certificação, seja atingido, e o consequente atendimento a requisitos específicos promove significativa mudança na cultura de uma empresa, uma vez que os funcionários são motivados a se envolver em iniciativas e projetos ligados ao consumo de energia, gerando o alinhamento dos colaboradores com os objetivos organizacionais.

 

Os Grandes Implementam a Norma

 

A Johnson & Johnson é uma empresa multinacional americana que implementou a ISO 50001 em suas fábricas ao redor do mundo, conseguindo reduzir seus custos de energia em mais de US$ 100 milhões desde a implementação da norma, em 2012, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em mais de 160.000 toneladas métricas.

A Toyota, uma empresa japonesa líder na fabricação de automóveis, também implementou a norma ISO 50001 em suas fábricas em todo o mundo, conseguindo, com isso, reduzir o consumo de energia em 14% em suas fábricas na Europa desde a implementação da norma, em 2013.

A ArcelorMittal, por sua vez, líder na produção de aço, implementou a ISO 50001 em suas fábricas em todo o mundo, atingindo uma redução, desde a implementação da norma, em 2014, no consumo de energia em 2,3% em suas fábricas na Europa.

Assim, empresas que são referência em seus meios, ao adotar a norma e priorizar tal certificação, ilustram que quem é grande entende seu lugar e sua responsabilidade, quem é grande ensina e comunica pelo exemplo.

 

Como Conseguir a Certificação

 

Em território nacional, a norma ISSO 50001 é concedida pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) e é denominada ABNT NBR ISO 50001 e segue o modelo de gestão conhecido como Plan-Do-Check-Act (PDCA). Tal modelo costuma ser utilizado como um ciclo de gestão de processos, podendo ser continuamente aplicado em diversos processos.

Assim, o PDCA estabelecido pela ABNT é descrito da seguinte maneira:

  • Planejar: Promoção de uma revisão energética da empresa e estabelecidos os parâmetros de desempenho energético (IDEs), bem como os objetivos, metas e planos de ação necessários para aprimorar o desempenho energético, em conformidade com a política energética da organização.
  • Fazer: implementação dos planos de ação para a gestão do recurso.
  • Verificar: monitoramento e mensura dos processos e principais pontos que determinam o desempenho energético em relação à política e objetivos definidos.
  • Agir: tomar medidas que buscam a melhora contínua do desempenho energético e do sistema de gestão do recurso.

 

E, para que a implementação da norma ISO 50001 se dê da melhor maneira possível, é necessário seguir os seguintes passos:

 

  • A empresa deve estabelecer uma política de energia que inclua os objetivos e metas de redução de consumo de energia.
  • Identificar as áreas de consumo de energia e seus índices.
  • Estabelecer um plano de ação para reduzir o consumo de energia e aumentar a eficiência energética.
  • Implementar o plano de ação e monitorar o progresso em relação aos objetivos e metas de energia estabelecidos
  • Realizar uma revisão do sistema de gestão de energia para garantir que ele seja eficaz e esteja alinhado com os objetivos de energia da empresa.

 

A implementação da norma ISO 50001 é projeto de retorno garantido, sendo não apenas econômico como também ambiental e estratégico, de modo que as empresas que o conquistam têm seu potencial competitivo e alcance alavancados. A melhoria do desempenho e todos os benefícios mencionados promovem “folgas energéticas”, que podem ser redirecionadas a outras demandas da própria empresa, agindo em consonância com a melhoria da qualidade dos serviços e produtos ofertados na área e diminuição dos impactos ambientais, conferindo à indústria uma abordagem responsável e econômica do seu processo produtivo.

Post and article suggestions should be sent to publishing@climatepositiveoutlook.info and will be evaluated by the content editor.

This content was originally created in Portuguese.

Subjects:
Share:
en_US