Logo Energia Que Inova - Branco

For a positive mood

For a positive mood

By: Kleyson Carvalho

Consolidação da Energia Solar no Brasil

A expansão da geração de energia renovável é uma tendência global e o Brasil não fica de fora desse cenário. A fonte solar é uma das mais atrativas e, segundo estimativas, mais de R$ 20 bilhões serão investidos na geração de energia solar no país até 2023.

Embora tardio comparado aos grandes mercados internacionais, como EUA, Europa e Ásia, o mercado brasileiro de energia solar começou a se desenvolver na consolidação da microgeração distribuída a partir de 2015 e, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel – sigla original em português), em 2017 a geração solar no Brasil já possuía 26.834 sistemas fotovoltaicos conectados à rede. A Aneel prevê que, até 2024, haverá cerca de 887 mil sistemas On-Grid instalados em todo território brasileiro, o que corresponderá a ¼ da potência instalada da maior hidrelétrica do Brasil. Além disso, é importante destacar o atual ciclo de consumidores, onde a maioria é classificada como entusiastas (consumidores de inovações), mas a tendência é de crescimento em todos os perfis de consumidores: visionários (adotantes iniciais), pragmáticos (maioria inicial), conservadores (maioria tardia) e céticos (retardatários).

A implementação da tecnologia 5G é outra tendência global e requer energia renovável para funcionar corretamente. A 5G é uma tecnologia de comunicação móvel que oferece uma conexão mais rápida e estável, além de possibilitar aplicações inovadoras na saúde, tecnologia, indústria, entretenimento e eletricidade. A combinação dessas duas tendências abre caminho para um futuro mais sustentável e tecnológico.

Follow us here and on our social networks to stay up to date with energy media updates.

 

Post and article suggestions should be sent to publishing@climatepositiveoutlook.info and will be evaluated by the content editor.

This content was originally created in Portuguese.

Subjects:
Share:
en_US